domingo, 10 de maio de 2009

Tipos de Perturbações Mentais




Alzheimer
É uma doença degenerativa do cérebro. Esta demência é classificada como perturbação mental e comportamental e é caracterizada pelo declínio progressivo das funções cognitivas.
Nao se conhece ainda a causa exacta desta doença, mas sabe-se que início desta doença ocorre normalmente após os 65 anos de idade.

Anormalidades Orgânicas (Psicose Orgânica)
Problemas com causas biológicas ou físicas. Exemplo, uma criança nascida com lesão cerebral tem uma anormalidade do cérebro.

Ansiedade
É um estado emocional desagradável e apreensivo, suscitado pela suspeita ou previsão de um perigo para a integridade da pessoa. No caso de perigos reais, dá-se o nome de ansiedade realista. Quando os perigos são desconhecidos (sem acesso à consciência), estamos diante da ansiedade neurótica.

Existem vários tipos de ansiedade, na forma de transtornos:
- Ansiedade Generalizada – Os sintomas são o “nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto”. Há uma expressão frequente de medos, que o paciente ou alguém próximo deste fique doente.
- Transtorno de Pânico – Caracteriza-se pela ocorrência de ataques de pânico imprevisíveis. Os sintomas deste são “a ocorrência brutal de palpitações e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade”. Há também um medo secundário de morrer, de perder o autocontrolo ou de ficar louco. Quando o sujeito apresenta transtorno depressivo, os ataques de pânico do sujeito são provavelmente uma consequência deste transtorno.
- Fobias – tipo de ansiedade que é desencadeada por situações que não apresentam presentemente nenhum perigo real. Os sintomas destas são “palpitações ou a impressão de desmaio e associam-se muitas vezes com o medo de morrer, perda de controlo e de ficar louco”. A ansiedade fóbica muitas vezes está associada à depressão.
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) – Caracteriza-se “por ideias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes”. O individuo tem consciência dos seus actos, não tira prazer nestes, sabendo que são absurdos e inúteis, mas quanto mais este tenta resistir a esta actividade compulsiva mais a ansiedade agrava.

Atraso mental
O atraso mental é um estado definido por inibição do desenvolvimento ou desenvolvimento incompleto da mente, caracterizado pelo prejuízo das aptidões e da inteligência geral em áreas tais como a cognição, a linguagem e as faculdades motoras e sociais. Descrito também como insuficiência ou deficiência mental, o atraso mental pode ocorrer com ou sem outras perturbações físicas ou mentais. Embora o aspecto característico desta perturbação seja a redução do nível de funcionamento intelectual, o diagnóstico só se faz se ela estiver associada à diminuição da capacidade de adaptação às exigências diárias do ambiente social normal.

Delírio
Perturbação psíquica, caracterizada pela persistência de ideias em oposição manifesta com a realidade ou o bom senso e que envolve as convicções do indivíduo.

Demência
Perturbação mental grave caracterizada por um enfraquecimento progressivo e irreversível das funções intelectuais; Conduta insensata, estranha. Os dementes podem ser interditos do exercício dos seus direitos. Em direito penal, o demente é considerado inimputável, sendo a pena substituída põe medidas de prevenção criminal.

Depressão
Acto de deprimir. Depressão nervosa é um estado patológico de sofrimento marcado por uma diminuição no sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por uma inapetência face à vida.

Desordem de Stress Pós-traumático (DSPT)
Esta perturbação é muito mais frequente do que se acreditava, acontecimentos tão banais, como os acidentes com automóveis, estão entre os mais implicados no aparecimento do DSPT.

Esquizofrenia
É uma doença mental do grupo dos transtornoss psicoticos ; Denominação psicológica que aplicamos a distúrbios da personalidade caracterizados por timidez, introversão e tendência a evitar o contacto social e relações estreitas. Pensamentos distúrbios, delírios, impulsividade e movimentos corporais incomuns quase sempre fazem parte dos sintomas de esquizofrenia.Esta perturbação começa normalmente no fim da adolescência ou início da idade adulta.
Com os modernos avanços nos tratamentos medicamentoso e psicossocial quase metade dos individuos na fase inicial desta perturbação podem esperar uma recuperação duradoura e total.

Paranóide
Relativo à paranóia (uma psicose crónica caracterizada pela organização lógica de temas delirantes, em que a pessoa tem tendência a crer-se perseguida ou agredida). Delírio paranóide – delírio caracterizado pela incoerência e o polimorfismo e que constitui uma das formas de esquizofrenia.

Perturbação Afectiva Bipolar ou Psicose Maniaco-depressiva
Também conhecida como a doença bipolar do humor, esta é caracterizada por períodos de um quadro depressivo, geralmente de intensidade grave, que se alternam com períodos de quadros opostos em que a pessoa apresenta-se eufórica.

Personalidade Sociopática ou Personalidade Anti-Social
Quem nunca aprendeu a medir as consequencias do seu comportamento. Estes indivíduos violam as leis ou as regras sociais sem sentirem culpa ou ansiedade pelos seus comportamentos. São incapazes de estabelecer relações afectivas com os outros

Perturbações Paranóicas
Uma tendência para adoptar um comportamento de permanente desconfiança em relação a todos os que o rodeiam. Caracterizam-se pelo desenvolvimento de equívocos ou de evidentes delírios perante determinados factos e circunstâncias, aos quais o paciente dá uma importância excessiva e interpreta de forma errada.

Psicopatia
É um tipo de alteração da personalidade caracterizada basicamente por deficiência na adaptação a padrões sociais e éticos prevalentes e por ausência de responsabilidade social. O termo oficial de psicopata é distúrbio de personalidade anti-social (APD).

Síndrome de Korsakoff
Transtorno cognitivo adquirido, caracterizado pela desatenção e pela inabilidade de formar memórias de termos curtos. Encontra-se frequentemente ligado ao alcoolismo.


(fonte: Círculo de Leitores. (1997) "Nova Enciclopédia Larousse". Edição nº3886: Círculo de Leitores, Relatório Mundial da Saúde e Internet (sites vários).

Sem comentários:

Enviar um comentário