domingo, 10 de maio de 2009

Factores que condicionam as Perturbações Mentais


Há vários factores que determinam a prevalência, o início e a evolução das Perturbações Mentais, como:


- Pobreza

Dados de pesquisas transculturais feitas no Brasil, Chile, Índia e Zimbabué mostram que as perturbações mentais mais comuns são cerca de duas vezes mais frequentes entre os pobres do que entre os ricos (Patel e col.,1999).

A depressão ocorre mais frequentemente entre os pobres do que entre os ricos.



- Sexo

Apesar de estudos recentes apontarem para que a prevalência de perturbações mentais ser igual entre os dois sexos, as perturbações da ansiedade e a depressão são mais comuns no sexo feminino, enquanto que as perturbações causadas pelo abuso de substâncias são mais comuns no sexo masculino.



- Conflitos e desastres

Os conflitos e desastres afectam muitas pessoas, o que resulta em problemas mentais. As pessoas afectadas por catástrofes naturais, como inundações ou terramotos podem sofrer de consequências a nível psicológico devido a estes incidentes. Podem vir a ter por exemplo, perturbação pós-stress traumático, que se manifesta depois de um fenómeno traumático, perturbações da ansiedade, depressão…



- Doenças físicas graves

As doenças físicas graves afectam a saúde mental das pessoas, especialmente as mais incapacitantes e ameaçadoras, como o cancro.



- Factores familiares e ambientais

O ambiente familiar desempenha um papel nas perturbações mentais. A mudança do clima emocional dentro das famílias pode ter um efeito adicional na prevenção de recaídas com utilização de medicamentos antipsicóticos.

Há pessoas que já têm uma predisposição genética para uma certa perturbação mental, o que não quer dizer que esta se venha a manifestar, pois depende de vários factores em interacção, não só da predisposição, mas também da personalidade do indivíduo, a sua história pessoal, etc.


(fonte: www.who.int/whr/2001/en/wr01_ch2_po.pdf)

Sem comentários:

Enviar um comentário